Viva Nossa Gente: Prefeitura de Rio Largo leva ações conjuntas de cidadania para comunidades de Lourenço de Albuquerque e região

O objetivo do projeto é levar ações itinerantes de cidadania para aproximar a gestão pública da população

Garantir a igualdade de oportunidades e o acesso da população às ações da prefeitura nas áreas de maior vulnerabilidade. Esse é o objetivo do projeto Viva Nossa Gente, que atendeu neste sábado (02), os moradores de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo.

Na terceira edição do projeto, o prefeito Gilberto Gonçalves acompanhou as ações do Viva Nossa Gente, que foram realizadas em Lourenço de Albuquerque  e reuniu uma série de serviços de cidadania, assistência, educação, saúde, cultura e lazer que foram ofertados gratuitamente à população. “Estamos fazendo uma ação conjunta em que diversas secretarias municipais atuam. São muitas ações acontecendo ao mesmo tempo. Cresceram os serviços e a população atendida”, comemorou o prefeito

Para executar essas ações, a Prefeitura de Rio Largo, através das secretarias municipais, integraram políticas públicas para o desenvolvimento social nas áreas mais vulneráveis, tendo planejamento, discutindo as prioridades de ações e controle social dos resultados. Como explica a secretária de Relações Institucionais, Gabriela Gonçalves. “Estamos cada vez mais presentes, buscando sempre oferecer mais serviços, com mais agilidade e em mais comunidades. Com essas ações, estamos buscando facilitar a vida do cidadão”, comentou.

“Nem todas as pessoas têm condições de sair de casa, como os idosos, então compareci aqui e consegui resolver tudo em um lugar só, porque é mais perto”, avaliou a dona Maria, que é moradora do bairro e foi até o local do evento realizar diversos serviços.

A terceira edição contou com serviços de Assistência Social: Consulta ao CadÚnico e Programa Bolsa Família; Inscrição no Cadastro Único; Tarifa Social de energia; Carteira do Idoso;Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; Consulta e Inscrição no CRIA; Cras Centro itinerante; Entrega de auxílio natalidade (Enxoval do Projeto Seu Bebê Nosso Presente). Em Saúde: Teste rápido; Eletrocardiograma; Coleta de citologia; Aplicação de vacinas; Atendimento básico de odontologia com aplicação de flúor e escovação; Emissão e atualização do cartão SUS; Marcação de exames e consultas; Atendimento ginecológico, pediatria e oftalmologia. Contando ainda com serviços de Regularização de MEI e Reservista.

Com a pandemia, as ações seguiram todos os protocolos contra a covid-19. Em Esporte e Cultura, foram oferecidas atividades recreativas ; Espaço de alimentação kids e Espaço recreativo. E em Educação: Contação de histórias, Desenho, pintura, dobradura; e atividades lúdicas.

A expectativa é que as ações se estendam ao longo do ano, atendendo diversas comunidades no município de Rio Largo e ampliando as estratégias de atuação nas comunidades.