Prefeitura de Rio Largo implanta brinquedotecas inclusivas para o ensino infantil da rede municipal

Compartilhe:
Foto

Foto: Junior D'Lima/AscomRL

Prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves e Secretária de Relações Institucionais, Gabriela Gonçalves, acompanharam o início das atividades que buscam incentivar estímulos de aprendizagem e criatividade em alunos da rede pública municipal.

Para ampliar a eficiência da educação oferecida nas escolas municipais, a prefeitura de Rio Largo, através da secretaria Municipal de Educação (Semed), está investindo em brinquedotecas. Na manhã desta sexta-feira (09), a secretária de Relações Institucionais Gabriela Gonçalves e o prefeito Gilberto Gonçalves visitaram uma das 21 escolas que receberão as brinquedotecas. 


A proposta, por meio das brincadeiras, desenvolve além da imaginação, habilidades com atenção, memória, imaginação, capacidade de resolver problemas, interação e curiosidade de maneira prazerosa através da participação ativa da criança que está em processo de formação enquanto ser social. Para isso, a brinquedoteca oferece um espaço planejado e com intencionalidades específicas, auxiliando e estimulando o processo de aprendizagem, no qual o aluno é o ator principal.


“Aqui em Rio Largo,essa brinquedoteca é importante por permitir que as crianças tenham acesso a brinquedos que elas normalmente não tem em casa, no dia a dia. Então, ter uma sala onde eles têm acesso a essas brincadeiras vai contribuir para a aprendizagem, faz com que a escola seja mais prazerosa e as crianças tenham vontade de estar dentro dela. O brincar infantil não determina as diferenças, pelo contrário ela cria uma ponte para inclusão e convida cada um para fazer parte do processo. Isso é muito importante”, pontuou Gabriela Gonçalves. 


O Chefe do Executivo municipal, Gilberto Gonçalves, falou que em sua gestão a educação é prioridade máxima. “ Eu trato o filho de vocês como se fossem os meus filhos. Por isso, quero o que há de melhor para cada aluno riolarguense, e a brinquedoteca é um espaço lúdico onde a criança brinca livremente estimulando sua criatividade e o desenvolvimento de suas habilidades imaginárias e cognitivas”, finalizou o prefeito. 


Segundo a Semed, foram entregues materiais lúdicos, jogos, quebra-cabeças e muitos outros criados para desenvolver a coordenação motora, a concentração, e ajudar no aprendizado quando forem para a sala de aula.